quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Bolo Rei * Passatempo do blog Doces Curiosidades

Hoje trago uma receita de bolo rei, com ela participo no passatempo do blog Doces Curiosidades, este foi feito o ano passado, este ano ainda não fiz nenhum, mas com certeza sairá brevemente um da minha cozinha.


A receita tirei d' "O livro de Pantagruel".

Ingredientes:

|625 gr de farinha
|150 gr de açúcar
|125 gr de manteiga
|20 gr fermento de padeiro
|4 ovos
|50 gr corintos, nozes e pinhões (de cada)
|10 gr de Sal fino
|2 colheres de sopa de vinho do porto
|Frutas cristalizadas variadas a gosto


De véspera, pelo fim da tarde dissolve-se o fermento num pouco de água tépida e amassa-se com 125 gr de farinha.Faz-se uma bola, que se deita numa tigela cheia de água tépida.Quando boiar, estará suficientemente lêveda.Peneira-se a restante farinha para um tigelão juntamente com o sal e o açúcar. Põem-se em cima os ovos, o leite e a bola fermentada e amassa-se, juntando-lhe aos poucos a manteiga amolecida em banho-maria, sovando e batendo a massa nas bordas do alguidar, como se amassa o pão, até ficar fofa. Tapa-se o tigelão com um pano e envolve-se num cobertor. Põem-se de molho no vinho do Porto os corintos, os pinhões e as nozes.
No dia seguinte, pela manhã,a massa deve estar inchada e arrendada. Juntam-se-lhes as frutas que ficaram de molho, torna-se a amassar, deita-se sobre a pedra enfarinhada e divide-se em duas partes que se tendem em dois rolos sobre a pedra da mesa. Une-se cada um pelas pontas em redor duma lata cilíndrica, alta e enfarinhada, medindo 7 a 8 cm de diâmetro - estas operações já devem ser feitas dentro dos tabuleiros forrados com papel grosso bem untado com margarina e polvilhado com farinha. As latas impedem que os bolos ao crescerem  na cozedura, percam o clássico formato do buraco central.
Tapam-se com um pano, deixam-se descansar durante 3 horas, em sitio onde não haja correntes de ar, pincelam-se com a gema de ovo e guarnecem-se por cima com granito de açúcar (depois deixo a receita)ou pedacinhos de açúcar e frutas secas e as cristalizadas. Polvilham-se com açúcar e cozem em forno forte.

Este texto é copiado na integra do livro, depois cada uma adapta á sua cozinha.

Espero que gostem

8 comentários:

  1. Adoro bolo rei...mas adoro mesmo! Ao ponto de comer um inteiro em 2 dias!!! è que não consigo resistir!!! E se apanhasse este ai ai....mais ninguem lhe tocava!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou simplesmente lindo.
    Vou aguardar para depois ver
    o dês-te ano.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fogo...

    só de ver até já dá agua na boca...

    até apetece comer uma fatia agorinhaaaaaaaaa

    jinhos

    ResponderEliminar
  4. Este bolo rei têm um aspecto maravilhoso....Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Parabéns pelo teu blog, embora o meu já tenha algum tempo, só agora comecei a visitar outros blogs em português. Posso juntar o teu blog ao meu blogroll?

    Vejo que há bastantes blog portugueses com desafios e gostaria de me juntar a vocês. O que devo fazer? Há alguma lista? Ou é apenas seguir todos os vossos blogs até alguém criar um desafio?

    obrigada e boa semana

    ResponderEliminar

Muito Obrigada pela vossa visita! Espero que tenham gostado e que voltem sempre!!!
Beijinhos e sejam felizes!!!!!!

Comentários anónimos não são aceites, se tiverem coragem deixem comentários assinados!! :)