quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Farófias com creme custard

Depois de fazer o leite creme, as claras ficam no meu congelador, desta vez tiveram um final mais alegre, pelo menos para mim hehe!!!
E saíram umas farófias que os meus filhos adoram.


Para esta receita vamos precisar:

6 claras
6 colheres de sopa de açúcar

Bater as claras em castelo bem firmes com o açúcar, eu bato na Bimby, ou então no speedychef.
Para as cozer eu não faço no tacho, desde que aprendi a fazer no microondas não quero outra coisa!!
É muito fácil, para cada colherada (colher de sopa)  colocar 10 seg no microondas. Num prato que possa ir ao microondas deitar 4 ou 5 colheradas de claras batidas em castelo com o açúcar, levar ao microondas por 50 segundos, depois varia de aparelho para aparelho, mas depois da primeira vez vão vendo quanto tempo leva.
Deitar numa travessa e reservar.

Para o custard:

1/2 litro de leite
2 e 1/2 colh. de sopa de farinha custard
3 colh sobremesa de açucar
50 grs de manteiga
1 casca de limão
1 pau de canela


Coloca-se no copo o leite, a farinha, o açucar e a manteiga, e mistura-se tudo 10 seg vel 3.
Coloca-se a borboleta, a casca de limão e o pau de canela, e programa-se 15 min temp 90º vel 3.

Depois é só deitar por cima das farófias.



Quero também aqui deixar o meu agradecimento á Lilia, por se ter lembrado de mim e me ter oferecido este lindo selo, desculpa mas vou saltar a parte das obrigatoriedades, porque eu todos os dias conheço novos blogs e todos bons, e teria bastante dificuldade em escolher.





19 comentários:

  1. No microondas deve ser mais rápido mas eu adoro cozer as farófias num tacho com leitinho aromatizado..Manias!!!!Agora que dava uma colherada nas tuas , aiiii isso dava!!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Ao tempo que ando tentada a fazer farófias :) E agora que vi esse metodo do micro ondas estou mais tentada :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Hélia...as tuas farófias ficaram deliciosas!!!!
    Um beijo:)))

    ResponderEliminar
  4. Lindas farófias, exelente aspecto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olha umas farófias é que eram uma maravilha agora para o meu almoço, como sobremesa...

    Bom aproveitamento e uma sobremesa ainda melhor...

    jinhos

    ResponderEliminar
  6. Por acaso nunca fiz farófias mas o meu congelador está a acumular claras que já não tenho mais caixinhas para as guardar.
    Esse metodo do microondas deixou-me curiosa.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Hummmm Helia, eu adoro farofias mas faço o creme de ovos normal, mas com custard devem ficar divinais... eu adoro o sabor da custard na doçaria!!! NAo me importava nada de ter agora aqui uma tacinha delas ao meu lado!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. I love that you waste nothing in your kitchen. Your dessert is a bit like one we call Floating Islands. Yours sounds delicious and I'm sure your family was pleased with your efforts. Blessings...Mary

    ResponderEliminar
  9. Cada vez ando mais tentada a comprar essa farinha é que tenho visto cada receita uma melhor que a outra e com essa dita da custard hehehe, as tuas farófias nem sei descrever....uma tentação, parabéns Hélia.

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  10. Nunca provei mas já ouvi falar maravilhas deste doce.

    ResponderEliminar
  11. As tuas "esponjinhas" ficaram com um aspecto fabuloso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Hélia

    Não sei o que são farófias, mas creio que seja um pudim de claras é isso? Só sei que ficaram lindas e com certeza deliciosas....bjcas

    ResponderEliminar
  13. Hélia,

    Vou levar esta receita para fazer com umas claras que tenho no congelador.

    Qual a potencia que se leva ao microondas , o meu tem o máximo de 800W dá?

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. O doce preferido do meu marido, ficou uma delicia.
    bjss

    ResponderEliminar
  15. FELICIDADES por el premio ..el postre esta buenisimo ..la foto preciosa ..besos MARIMI

    ResponderEliminar
  16. Não provei mas quero provaaarrr...rsrs
    Que vontade que deu comer vendo essa fotos...

    Aafff eu quero!!!


    bjos

    ResponderEliminar
  17. Com custard????hummm não sobrava nada!!! Certezinha!!!

    ResponderEliminar

Muito Obrigada pela vossa visita! Espero que tenham gostado e que voltem sempre!!!
Beijinhos e sejam felizes!!!!!!

Comentários anónimos não são aceites, se tiverem coragem deixem comentários assinados!! :)